Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

“Operação pente fino do INSS” – Cancelamento das aposentadorias por invalidez e auxilio doença

Publicado por Lilian Garcez
há 6 anos

O INSS realizou um “pente fino” nos benefícios de aposentadoria por invalidez e auxílio-doença. Segundo a autarquia, o objetivo é cancelar benefícios de pessoas que tenham recuperado a capacidade para o trabalho e também casos de fraudes.

A princípio a iniciativa parece ótima, afinal, se o segurado recuperou a capacidade para o trabalho ou se fraudou a Previdência, não há razão para continuar recebendo benefício.

Contudo, na prática, a medida apenas significou uma forma do INSS economizar milhões com benefícios. Em contrapartida vemos inúmeros beneficiários com benefícios cortados indevidamente.

A título exemplificativo, o caso de um segurado com esquizofrenia que recebeu administrativamente do INSS o auxílio-doença por apenas sete meses e teve que ingressar com ação judicial para manter o benefício. Na perícia judicial constatou-se que o segurado estava totalmente incapaz de forma definitiva, conforme trecho do laudo: “Está incapaz totalmente e permanentemente para exercer atividade laborativa” Assim, diante das provas juntadas e do laudo pericial o Juiz responsável pelo processo julgou procedente a ação concedendo o benefício de aposentadoria por invalidez. Após dez anos da sentença, o INSS cancelou a aposentadoria na “operação pente fino”[i].

Outro caso: a segurada, aposentada por invalidez há mais de dez anos, cadeirante, precisa do auxílio de terceiros para atividades simples do cotidiano, teve a aposentadoria cancelada pelo INSS.

Não são casos isolados, nem erros pontuais, mas inúmeras pessoas tiveram seus benefícios cortados indevidamente, acarretando um aumento significativo de novas ações judiciais, pleiteando o restabelecimento do benefício.

É de conhecimento notório a precariedade das perícias administrativas no INSS, em que não rara vezes, o segurado é submetido a pericia com profissionais que sequer tem especialidade médica na doença apresentada pelo segurado. São casos esdrúxulos de, por exemplo, médico ginecologista atendendo casos de psiquiatria. No mais, mesmo quando o perito possui a especialidade adequada limita-se a fazer uma perícia precária de poucos minutos, sem examinar adequadamente o segurado e sem analisar os laudos e exames apresentados no momento da perícia.

A estimativa do INSS é de economizar em torno de R$ 2,6 bilhões para os cofres públicos, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social.

Entretanto, esses segurados com benefícios cortados, ao procurarem o Judiciário se deparam com outro problema, eis que, devido o aumento significativo de ações para o restabelecimento do benefício, a Associação de Juízes Federais (Ajufe) informou que a verba destinada para as perícias judiciais não será suficiente para atender a demanda, e fatalmente acarretará na paralisação dos processos.

E a situação tende a piorar, considerando-se que no dia 20/07/2018 foi publicado no Diário Oficial da União que mais 178,9 mil pessoas serão convocadas para reavaliação médica.

É importante ressaltar que para os beneficiários da aposentadoria por invalidez, o INSS não pode simplesmente cancelar o pagamento, pois a legislação garante a manutenção da aposentadoria por até 18 meses quando tiver recebido aposentadoria por mais de 5 anos ou em caso de recuperação parcial.

Portanto, a situação a qual o segurado se depara é de que após longos anos recebendo benefício, na maioria das vezes de pleno direito, recebe uma convocação do INSS para uma reavaliação médica e após uma perícia precária tem o benefício cancelado. Ao procurar o Judiciário possivelmente se deparará com um processo moroso com profissionais insuficientes para o atendimento.

No mais, a pergunta que fica é: Se essa situação se perpetuar, essas pessoas conseguirão ingressar no mercado de trabalho atual?

_________________________________________

O que fazer?

Se receber a carta de convocação:

Ligar no 135 da Previdência para agendar a perícia no INSS. O prazo para agendar a perícia é de 5 dias úteis, contados do recebimento da carta. Caso o segurado receba a carta e não agende a perícia, o benefício ficará suspenso, e a partir da suspensão terá 60 dias para marcar a avaliação.

Compareça à perícia agendada, pois o não comparecimento implicará no cancelamento do benefício;

Levar toda a documentação médica, como laudos, exames, relatórios, receitas, prontuário e outros.

Em caso de cancelamento do benefício é possível recorrer à Junta de Recursos no próprio INSS em um prazo de 30 dias ou ingressar com ação judicial.

Lilian Gouveia Garcez Macedo, advogada, sócia do escritório Advogados Garcez. www.advogadosgarcez.com.br


[i] Dados dos segurados preservados.

  • Sobre o autorFoco - Ética - Dedicação
  • Publicações1
  • Seguidores7
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1046
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/operacao-pente-fino-do-inss-cancelamento-das-aposentadorias-por-invalidez-e-auxilio-doenca/604371111

Informações relacionadas

VALTER DOS  SANTOS, Professor de Direito do Ensino Superior
Artigoshá 6 anos

Mesmo com benefício cortado você pode continuar recebendo por 18 meses

5 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Vejo a operação pente fino como sendo uma forma "licita" de cometer uma ilicitude em vários sentidos, a coisa julgada sendo revista por decisão administrativa de forma unilateral, pericias onde evidentemente não se pericia nada, apenas com intuito de satisfazer requisitos para corta o benefício, enfim, uma vergonha. continuar lendo

Infelizmente, na maioria das vezes as perícias administrativas no INSS são precárias. continuar lendo

Colega, desde o inicio fiquei indignado com esta operação pente fino, feita para economizar as custas da população que necessita. Me desculpe, mas não acredito nas perícias do INSS, os números deles demonstram que mais de 80 por cento do segurados já estariam recuperados para o trabalho, o que não é verdade, casos que tenho aqui absurdos, incapacidades definitivas, por exemplo, um senhor com 50 anos de idade tem um mão amputada, recebia auxílio há 08 anos, mas esse ano teve o benefício cessado sob a alegação da recuperação da capacidade laboral, pasmem ele é lavrador, como trabalhar na roça com apenas uma mão?. Ademais, acho importante a tecnologia, o incentivo a produtividade, reconheço a importância do site meu INSS, mas tenho percebido que após a sistemática nova apresentada pelo INSS, exclusão da entrevista, oportunidade em que tínhamos de contemporizar alguns pontos e o processo sendo totalmente virtual, o número de indeferimentos aumentou, em algumas situações uma simples explicação dada por nós advogados era suficiente para que o servidor entendesse o caso. Na nova sistemática ficamos dependente da boa vontade do servidor abrir uma exigência para esclarecimento, mas quase não estão fazendo, pois estão ganhando bônus com produtividade. O meu receio é que o processo virtual ou digital acabe exacerbando os indeferimentos, sempre em razão da tão cobrada produtividade ou melhor, quantidade em detrimento da qualidade. Por fim, penso que o sistema deveria ter um espaço para que o segurado/procurador pudesse manifestar acerca da documentação colacionada, isso ajudaria também o servidor a decidir, evitaria o acúmulo de processos na justiça. A justiça federal já não tá tendo condições de pagar as perícias, tendo em vista o elevado número de processos, após as mudanças implementadas. continuar lendo

Concordo, o processo totalmente virtual trouxe prejuízos para os segurados. O fato é que essa é a nova realidade e teremos que nos adaptar e buscar novas formas de garantir os direitos dos nossos clientes.
Infelizmente, as atitudes da Previdência sempre tendem a reduzir benefícios e direitos. continuar lendo

Muito esclarecedor e de grande valia!
Obrigado Dra. Lilian continuar lendo